RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Governador de Mato Grosso reafirma compromisso com extensão ferroviária até Cuiabá

Otaviano Pivetta destaca a importância do cumprimento do contrato com a Rumo Logística para a chegada da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Até Cuiabá, durante
d175e4b6994aeeb8833b12585818c06d-diariodecuiaba-com-br

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, reafirmou a necessidade de garantir o cumprimento do contrato firmado com a Rumo Logística para a extensão dos trilhos da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo Até Cuiabá. A declaração foi feita em um evento que marcou a inauguração do primeiro trecho de 162 km da ferrovia, além do novo terminal de cargas localizado em Dom Aquino.

Pivetta enfatizou que a inclusão do ramal que liga a capital mato-grossense a Lucas do Rio Verde e Nova Mutum está claramente estipulada em documento oficial. O governador deixou claro que o Estado não abrirá mão dessa extensão, ressaltando a importância do contrato: “Nós temos um contrato, e isso é do Estado com a Rumo, para os trilhos chegarem em Cuiabá e seguirem para Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. E nós vamos cobrar esse contrato”, afirmou.

Durante sua fala, o governador destacou a crescente produção do Estado, comparando os avanços a um período equivalente ao que o Estado do Paraná vivenciou nos últimos sete anos. “Nós precisamos de ferrovias. A ferrovia está chegando e tem espaço para subir aí”, garantiu Pivetta.

O governador também mostrou compreensão em relação às dificuldades que a Rumo enfrenta, citando o aumento significativo nas taxas de juros do mercado, que saltaram de cerca de 4% ao ano, quando o contrato foi assinado, para aproximadamente 15% atualmente. Apesar de um cenário econômico desafiador, o governo estadual se comprometeu a manter um diálogo aberto e a ser flexível para garantir o cumprimento das metas fiscais e operacionais, sem romper o acordo de concessão.

Este projeto é considerado um marco, sendo a primeira ferrovia estadual do Brasil realizada por meio de autorização privada. O plano total prevê a construção de 740 quilômetros de trilhos, que conectarão Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, abrangendo 16 municípios e permitindo um acesso direto a Cuiabá.

O andamento da extensão até a capital dependerá tanto da saúde financeira da concessionária quanto da obtenção das licenças ambientais necessárias junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Veja também

Pivetta defende Mauro Mendes em meio a investigação do STJ sobre Caso Vorcaro

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, comentou sobre a investigação do STJ envolvendo Mauro Mendes, minimizando seu...

Michelle Bolsonaro relata desrespeito em ligação com Flávio Bolsonaro sobre estratégia política

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou ter sido maltratada pelo senador Flávio Bolsonaro durante uma conversa sobre alianças políticas...

Max Russi critica exclusão da ALMT em evento de inauguração da Ferrovia Estadual

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, denunciou um suposto boicote à instituição durante a...