A primeira etapa da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo foi inaugurada no último sábado (20), em Dom Aquino, representando um marco significativo para o crescimento econômico de Mato Grosso. A vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar, do União Brasil, ressaltou a importância desse investimento para a logística do agronegócio, afirmando que a obra é um avanço histórico para um dos principais produtores de grãos do Brasil.
Durante a cerimônia, Michelly enfatizou que a entrega da ferrovia é fundamental para o escoamento agrícola no estado. Com um investimento de R$ 5 bilhões, a primeira fase da obra inclui 162 quilômetros de trilhos e um terminal ferroviário, permitindo o tráfego de até 10 milhões de toneladas de grãos. A parlamentar destacou que a nova infraestrutura irá otimizar o transporte da produção, resultando em uma logística mais eficiente e redução de custos.
Além de melhorar a eficiência no escoamento, Michelly Alencar afirmou que a ferrovia fortalecerá a posição de Mato Grosso tanto no cenário nacional quanto internacional. Ela descreveu a obra como um grande impulso para a competitividade do estado e para a globalização das produções locais, além de gerar oportunidades de emprego. “Esse é um grande passo para que Mato Grosso esteja em outro nível de competitividade”, declarou.
A ferrovia, que terá 740 quilômetros de extensão quando totalmente concluída, conectará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses e incluindo um ramal até Cuiabá. A expectativa é que essa nova malha ferroviária amplie a capacidade de escoamento da produção agrícola e facilite o transporte de cargas até o Porto de Santos.
Michelly concluiu sua fala ressaltando que Mato Grosso não apenas cresce na produção, mas também na eficiência do seu escoamento agrícola. A inauguração da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio é vista como um passo decisivo para o desenvolvimento contínuo do setor agrícola no estado.