RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Ex-Primeiras-Damas SE preparam para eleições de outubro com foco em cargos públicos

A participação de ex-primeiras-damas nas próximas eleições reflete o aumento da presença feminina na política, com candidaturas que buscam continuar legados familiares. Michelle Bolsonaro, Gracinha
images-1-4

Mulheres que desempenharam o papel de primeiras-damas em administrações públicas estão se posicionando para as eleições de outubro, tentando transformar sua experiência em votos. Este movimento, que evidencia a crescente presença feminina na política, também se entrelaça com a continuidade de projetos familiares de poder.

Entre as candidaturas, destacam-se três ex-primeiras-damas que estão na corrida para o Senado e são vistas como favoritas em seus respectivos estados. Michelle Bolsonaro (PL-DF), Gracinha Caiado (União Brasil-GO) e Rayssa Furlan (Podemos-AP) são as principais figuras desse cenário.

Após a condenação e prisão de Jair Bolsonaro por supostamente liderar uma tentativa de golpe, Michelle tem se destacado dentro do PL, onde tem disputado espaço com os filhos do ex-presidente para definir as estratégias eleitorais. Além de sua própria candidatura ao Senado no Distrito Federal, ela também se dedica a apoiar a eleição de mulheres conservadoras para o Congresso.

Em Goiás, Gracinha Caiado está se consolidando como uma figura central nas estratégias políticas do grupo liderado pelo ex-governador Ronaldo Caiado (PSD). Enquanto busca sua candidatura ao Senado, ela acompanha atentamente os passos de seu marido, que é candidato à Presidência, mostrando uma articulação que pode fortalecer suas chances eleitorais.

Rayssa Furlan, No Amapá, tentará novamente uma vaga no Senado. Em 2022, ela já havia concorrido, mas foi derrotada por Davi Alcolumbre (União Brasil). Agora, sua candidatura conta com o apoio de seu marido, Antônio Furlan (PSD), que também se apresenta como candidato a governador, reforçando a ideia de uma chapa familiar.

A ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, também se juntará ao grupo de candidatas, buscando uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela concorrerá em uma dobradinha com seu marido, Mauro Mendes, que se candidatará ao Senado. Ambos são filiados ao União Brasil, demonstrando uma união estratégica em suas campanhas.

Veja também

Transformação de Vida: Estudantes da Rede Estadual de MT Através do Esporte e Acolhimento

A prática esportiva e o ambiente acolhedor da Escola Estadual de Tempo Integral Governador José Fragelli em Cuiabá...

Antônio Joaquim defende Sérgio Ricardo e reafirma legitimidade das fiscalizações do TCE-MT

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antônio Joaquim, saiu em defesa do presidente Sérgio Ricardo,...

Cuiabá intensifica fiscalização em clubes para garantir segurança e acessibilidade

A Prefeitura de Cuiabá dá continuidade à Operação Alvará Regular, realizando vistorias em clubes da capital para assegurar...