O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, intensificou as críticas ao senador Carlos Fávaro durante uma entrevista realizada nesta terça-feira, dia 23. O embate entre os políticos ocorreu após a inauguração do primeiro trecho da Ferrovia Estadual, quando Fávaro acusou Pivetta de desmerecer a contribuição do Governo Federal para a realização do projeto.
Pivetta não hesitou em afirmar que a ferrovia foi erguida sem a ajuda da União, e minimizou as críticas do senador, as considerando irrelevantes. Em suas declarações, o governador sugeriu que a insatisfação de membros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está vinculada à falta de participação efetiva da União na obra. “Se houve participação efetiva do Governo Federal, deveria ser mencionada de forma clara”, destacou.
O governador ressaltou que, ao invés de ataques pessoais, seria mais produtivo que Fávaro apresentasse evidências concretas da ajuda federal. Pivetta também lembrou que sua experiência política e administrativa, construída em Lucas do Rio Verde, fala por si só, desconsiderando a importância das críticas do ex-ministro da Agricultura.
Durante a cerimônia de entrega da primeira fase da ferrovia, que conecta Rondonópolis ao terminal ferroviário em Dom Aquino, Pivetta aproveitou para criticar a estratégia de capitalização política promovida por aliados de Lula, afirmando que esta não teve sucesso em razão dos discursos que enfatizaram o papel do Estado na execução do projeto.
Além disso, o governador expressou suas preocupações com a condução econômica do país, sugerindo que Mato Grosso poderia ser um modelo para a União no que diz respeito ao estímulo ao setor produtivo e à atração de investimentos privados. A primeira fase da ferrovia, com 162 quilômetros de extensão, recebeu um investimento de R$ 5 bilhões pela concessionária Rumo.
Quando finalizada, a ferrovia terá 740 quilômetros, interligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e passando por 16 municípios, além de incluir um ramal para Cuiabá. O investimento total previsto para a obra é de aproximadamente R$ 15 bilhões. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, que representou o Governo Federal no evento.